domingo, 7 de setembro de 2008

Vídeo documentário tenta desmistificar a Hanseníase



Por Gustavo Ellero

O grupo “Suburbano´s produções” apresentou na última quinta-feira (28) o vídeo “a ultima morada”,trabalho de conclusão de curso do 4º ano de jornalismo.O trabalho foi apresentado para seus colegas de sala da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).


O vídeo documentário conta a historia do Asilo – Colônia Aymores, onde eram internados os portadores de hanseníase (popularmente conhecida como Lepra) do estado de São Paulo,situado na cidade de Bauru no interior de São Paulo .Hoje o local abriga o moderno “Instituto Lauro de Souza Lima” centro de referência na área de dermatologia com especialidade em hanseníase.
A equipe apresentou um trailer sobre o trabalho e explicou os processos de produção.Segundo o integrante Eduardo Galvão o grupo optou por fazer a produção só com declarações sem o recurso do OFF, isso para “não manipular a opinião das pessoas e sim deixar mais real e concreto” explica.


Os “Suburbano´s” também deixaram clara a intenção de desmistificar e tentar diminuir o preconceito ainda muito presente em torno da doença. Por muitos anos essas pessoas viveram isoladas e hoje ainda sentem receio de se relacionar com os outros. Segundo Eduardo se você não se aproxima ou estica a mão para cumprimentá-los eles mesmo acabam mantendo certa distância.Isso mostra um certo receio provocado por anos preconceito sofrido.

Um comentário:

Anônimo disse...

reveja uso de vírgula....