terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jornalismo que faz e conta a História


FELIPE ALVES DE PAULA

Apresentando sua monografia que discute o novo e emergente segmento das revistas de informação sobre História, a jornalista Jussara Nunes de Oliveira esteve na noite da última quinta-feira no campus I da USCS, em São Caetano do Sul.

Publicações sobre histórias são relativamente novas no Brasil, tendo suas primeiras edições há mais ou menos cinco anos. Atualmente são sete títulos no país, sendo dois lançados somente em 2008.

O trabalho de Jussara foca-se especificamente na análise de duas publicações: “Aventuras na História”, lançada em julho de 2003 pela Editora Abril, e “História Viva”, criada em outubro do mesmo ano pela Editora Duetto. A monografia propõe uma discussão sobre a atividade jornalística de escrever sobre o passado, sob o ponto de vista de que para saber de hoje é necessário conhecer o que se passou ontem.

A jornalista finalizou sua apresentação comentando que sua tarefa está praticamente concluída, e que “a pesquisa é exploratória para originar trabalhos mais profundos no futuro”.

Um comentário:

Anônimo disse...

OK, legal.