Por Felipe de Paula
Um estudo da repercussão do acidente com o vôo 3054 da TAM. É esse o tema da monografia da estudante de Jornalismo Alice Galoppi, apresentado pela própria autora na noite da última quinta-feira, no campus I da Universidade de São Caetano do Sul – USCS.
Alice propôs-se a analisar as matérias publicadas nas duas primeiras edições das revistas Veja e Época – líderes de tiragem no país – após o acidente do dia 17 de julho de 2007. Para tal a estudante fez um breve histórico de cada publicação, mostrando sua linha editorial e linguagem característica, além de apresentar alguns números sobre os acidentes aéreos da história da aviação brasileira.
Um ponto importante no trabalho de Alice é a avaliação e olhar críticos em relação a abordagens sensacionalistas do ocorrido. A autora comentou sobre a existência de um jornalismo que não se distancia dos fatos e nem mantém neutralidade, ponderando sobre abordagens que emocionam mais do que informam.
Ao final da apresentação, o público formado pelos alunos do 4º ano de Jornalismo da universidade debateu com a autora exatamente sobre questões ligadas ao sensacionalismo. Elementos da capa das duas revistas, como títulos e fotografias, foram discutidos sob o ponto de vista ético e protetor das famílias das vítimas.
Um comentário:
Muito bom!
Postar um comentário