quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Danilo Sanches Ferrari


Cordel, de norte a sul

No ultimo dia 11, os estudantes Adriana Cattelani, Juliana Dias, Ricardo Ribeiro e Sarah Galvano, apresentaram para seus colegas do 4º ano de jornalismo da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), o trabalho de pesquisa para a elaboração do livro-reportagem “Viagem pelo cordel nos braços do Brasil”.

A obra mostra as manifestações da Literatura de Folhetos Nordestinos no pais. “O cordel atua como o jornal do povo”, explica Adriana, e complementa dizendo que a Literatura do Folhetos é feita para quem não sabe ler, já que é comporta por frases curtas e é dividida em pedaços.

Segundo o grupo, foram entrevistadas mais de 60 pessoas para explicar as diferentes formas do cordel. Alem disso, todos do grupo, se tornaram cordelistas, através de um curso que fizeram par compreender melhor essa arte, que veio junto com a colonização.

Eles apresentarão o projeto final em outubro, na própria universidade. A sessão será aberta a todos que desejarem prestigiar, porem ainda não existe uma data definida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto, mas poderia ampliar. Eles falaram bastante...