segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Compulsão e Educação ganham espaço em TCCs



Monografia e TCC de rádio explicam os assuntos em destaque



Por Elieuda de Queiroz



Mais dois temas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos de jornalismo do quarto ano da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) foram apresentados em sala de aula nesta última quinta-feira (25). Desta vez os assuntos abordados foram a série de reportagens especiais “Repetição Doentia”, do grupo In Extenso, e a monografia do graduando Diones Soares sobre a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.



Na série de rádio “Repetição Doentia”, o grupo apresenta em cinco capítulos, explicações rápidas, simples e objetivas sobre o transtorno comportamental da compulsão. “Vamos abordar o ponto vista do compulsivo e não do psiquiatra”, destaca Daniel, um dos integrantes da equipe.
A compulsão, pouco disseminada pelos meios de comunicação, afeta aproximadamente 20 milhões de brasileiros, agregando à vida dessas pessoas inúmeras complicações pessoais e sociais, o que torna a situação ainda mais problemática. A série explica o que é a compulsão e o que sente o compulsivo.



Já o graduando Diones Soares, em sua monografia sobre educação, elaborou uma pesquisa revelando que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação conseguiu boa participação na imprensa em 2007 e o nos primeiros meses deste ano. O estudo abrange o período entre janeiro de 2007 e abril de 2008.



Numa análise de conteúdo, o estudante pesquisa e investiga os fatores que levaram a mídia a publicar matérias sobre educação pública básica no Brasil a partir de sugestões de pauta feitas pela assessoria de imprensa do movimento social. O trabalho ainda discute o papel da educação e do jornalismo na sociedade brasileira.



A Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma rede social que articula mais de 200 entidades de todo o Brasil, incluindo sindicatos, movimentos sociais, ONGs, universidades, grupos estudantis, juvenis e comunitários.



Esses e outros trabalhos podem se conferidos no próximo mês, na USCS, no período das 19h20 às 22h50, com data ainda a ser marcada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns!