“É importante que toda instituição planeje sua comunicação. Assim, quando algo errado ou fora dos planos acontecer, o responsável pela parte de comunicação estará apto e preparado para lidar com tal situação”, afirmou Nascimento, que iniciou suas explanações enfatizando a importância em se desenvolver um planejamento e segui-lo a risca em total sincronia com os membros da empresa assessorada.
Outro ponto de destaque abordado pelo jornalista é que toda crise é uma notícia e, assim, o assessor deve trabalhá-la de forma a reverter o acontecimento para uma notícia positiva. “É claro que nem todos os casos de crise são possíveis de serem revertidos, mas o jornalista tem que tentar se antecipar a eles, prever o que vai acontecer e noticiar algo positivo”, explicou Eduardo.
Como exemplo, foi citado o caso de um pronto-socorro em Santo André que passaria por uma reforma estrutural. Para atender à demanda, alguns pacientes deveriam se encaminhar para outro local, na mesma rua. Prevendo que alguns pacientes não se encaminhariam diretamente ao novo local de atendimento e que, portanto, o local em reforma ficaria congestionado de pacientes – gerando crise e notícias ruins – a administração cuidou de disponibilizar ônibus de pronto-socorro em reforma para o novo local de atendimento. Nesse caso a assessoria de imprensa se antecipou e divulgou que o pronto-socorro passaria por uma reforma para melhor atender os pacientes e que seriam disponibilizados veículos para os transportarem ao novo local de atendimento enquanto a unidade passaria pela reforma.
Para finalizar Eduardo falou sobre a profissão e deu dicas aos estudantes. “Para quem for seguir na área de assessoria de imprensa é importante estar preparado para tudo. É fundamental estar antenado em tudo que tiver acontecendo na área que estiver atuando e criar uma imagem positiva da instituição”, completou.
Eduardo Nascimento é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com especialização em Comunicação Empresarial pela UMESP (2009). Atua em assessoria de imprensa e comunicação interna desde 2001, com experiências nas áreas de saúde e educação. Hoje, integra a MP & Rossi Comunicação e atua diretamente na Faculdade de Medicina do ABC, no Hospital Estadual Mario Covas e no Colégio Singular.
Isaac Ramiris
Um comentário:
Muito bom, bem escrito!
Postar um comentário