quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sem crise: futuros jornalistas acompanham palestra sobre abalo nas instituições

Os estudantes do último ano do Curso de Jornalismo da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul receberam, na última quinta-feira, dia 13, o jornalista Eduardo Nascimento, da MP & Rossi Comunicação. Assessor de imprensa da Faculdade de Medicina do ABC, do Colégio Singular, entre outras instituições, Eduardo ministrou uma palestra sobre gerenciamento de crise em instituições.

“É importante que toda instituição planeje sua comunicação. Assim, quando algo errado ou fora dos planos acontecer, o responsável pela parte de comunicação estará apto e preparado para lidar com tal situação”, afirmou Nascimento, que iniciou suas explanações enfatizando a importância em se desenvolver um planejamento e segui-lo a risca em total sincronia com os membros da empresa assessorada.

Outro ponto de destaque abordado pelo jornalista é que toda crise é uma notícia e, assim, o assessor deve trabalhá-la de forma a reverter o acontecimento para uma notícia positiva. “É claro que nem todos os casos de crise são possíveis de serem revertidos, mas o jornalista tem que tentar se antecipar a eles, prever o que vai acontecer e noticiar algo positivo”, explicou Eduardo.

Como exemplo, foi citado o caso de um pronto-socorro em Santo André que passaria por uma reforma estrutural. Para atender à demanda, alguns pacientes deveriam se encaminhar para outro local, na mesma rua. Prevendo que alguns pacientes não se encaminhariam diretamente ao novo local de atendimento e que, portanto, o local em reforma ficaria congestionado de pacientes – gerando crise e notícias ruins – a administração cuidou de disponibilizar ônibus de pronto-socorro em reforma para o novo local de atendimento. Nesse caso a assessoria de imprensa se antecipou e divulgou que o pronto-socorro passaria por uma reforma para melhor atender os pacientes e que seriam disponibilizados veículos para os transportarem ao novo local de atendimento enquanto a unidade passaria pela reforma.

Para finalizar Eduardo falou sobre a profissão e deu dicas aos estudantes. “Para quem for seguir na área de assessoria de imprensa é importante estar preparado para tudo. É fundamental estar antenado em tudo que tiver acontecendo na área que estiver atuando e criar uma imagem positiva da instituição”, completou.


Eduardo Nascimento é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com especialização em Comunicação Empresarial pela UMESP (2009). Atua em assessoria de imprensa e comunicação interna desde 2001, com experiências nas áreas de saúde e educação. Hoje, integra a MP & Rossi Comunicação e atua diretamente na Faculdade de Medicina do ABC, no Hospital Estadual Mario Covas e no Colégio Singular.

Isaac Ramiris

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, bem escrito!