Atuando desde 2001 na comunicação interna, Eduardo deu exemplos claros de como é complicado para um assessor contornar uma crise. Um fato recente em que Eduardo exemplificou foi em Outubro do ano passado, em longa reportagem do programa Repórter Record da Rede Record de Televisão, onde denunciava esquemas na faculdade em que o assessor trabalha onde pessoas obesas que aguardavam na fila de espera para realizar cirurgia para redução de estômago, pagavam para passar a frente das outras pessoas.
“A partir daí, a ação de um assessor de imprensa se torna fundamental”, explicou Eduardo, que diante de um fato jamais vivido teve que divulgar uma nota de esclarecimento explicando que já haviam aberto uma sindicância para apuração dos fatos e que o médico envolvido no esquema que foi mostrado na reportagem, já havia sido afastado.
O fato acabou repercutindo muito pouco na imprensa e Eduardo afirma que foi muito importante uma ação imediata: “Logo após termos visto a reportagem na TV, foi necessário de imediato uma elaboração da nota de esclarecimento, voltada principalmente para a emissora (no caso a Record) e no dia seguinte já passamos para o departamento de jornalismo dos mesmos”.
A imagem e reputação é outro fator importante em que o palestrante explicou que quanto maior for à marca ou produto, maior fica a responsabilidade do assessor em contornar situação de crise que podem acarretar em problemas na imagem empresarial.
Por fim, Eduardo contou mais algumas histórias em que vivenciou além de responder a dúvidas dos futuros formandos em jornalismo. Em resumo, a assessoria de imprensa na visão do palestrante, mostra que a relação da imprensa com assessores nem sempre é fácil.
Ricardo Trus
Um comentário:
Texto muito bom, parabéns!
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