quinta-feira, 20 de maio de 2010

Assessor de imprensa sempre driblando a crise

“Crise empresarial, pode ser evitada, sim”. Esse foi o tema abordado na Palestra realizada no dia 13 de maio, na Universidade municipal de São Caetano do Sul, para alunos do 4º ano de jornalismo, o evento contou com a presença do jornalista Eduardo Nascimento e do Professor e jornalista Arquimedes Pessoni, sobre como um assessor de imprensa enfrenta uma crise empresarial.


A crise empresarial pode, ou não, ser prevista, nesse caso é melhor ser prevista, pois você consegue planejar como driblar a crise, pois a mesma pode ou não comprometer a imagem da empresa, e o papel do assessor é tentar levar de uma maneira positiva o que está acontecendo para a imprensa.


São vários tipos de crise, mas as mais comuns são os problemas, a má qualidade, acidente de trabalho, escândalos, etc.


Segundo Eduardo, a crise pode ser prevista e assim gerenciada, pois toda empresa deve ter um plano de gerenciamento de crise, pois a mídia sempre estará lá, para um furo de reportagem, e é inevitável fugir dela.


“Têm que mostrar o outro lado da empresa, se é que há outro lado”, afirma o professor Arquimedes Pessoni, mediador do debate.


O assessor tem que enfrentar a crise, mesmo que a sua equipe não ajude com a imprensa, pois este problema sempre irá aparecer principalmente no setor público.


A imagem é um dos valores de uma empresa inatingível, mas quem julga é o próprio público através das experiências pessoais, informações, vivências e influências, no qual é mais fácil alterar a imagem do que a reputação. “Um bom exemplo de imagem, é que os acionistas da Petrobrás têm uma visão muito diferente dos ambientalistas”, diz Eduardo.


Não é possível evitar a divulgação da crise, pois a crise é uma notícia e a empresa não será poupada, mesmo as organizações conhecidas ou de prestigio.


Segundo Eduardo, a crise só é realmente uma crise quando a mídia entra em cena, trazendo à tona todos os problemas prejudiciais a empresa.


É possível evitar a crise principalmente se os fatores forem internos, apesar que nem sempre a causa pode ser controlada.


O palestrante deu dicas do que fazer na crise, uma delas é ter um plano de comunicação para reduzir o impacto causado pela divulgação de notícias de crise, para isso o relacionamento com a mídia deve ser uma atividade planejada.


A assessoria de imprensa deve ser tratada como uma atividade estratégica de inteligência empresarial, e nunca apenas como ferramentas.


Eduardo Nascimento é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com especialização em Comunicação Empresarial pela UMESP (2009). Atua em assessoria de imprensa e comunicação interna desde 2001, com experiências nas áreas de saúde e educação.


RENATA LOPEZ CARO DA SILVA

2 comentários:

Arquimedes Pessoni disse...

Reveja a pontuação. No trecho "A imagem é um dos valores de uma empresa inatingível, mas quem julga é..." não era bem isso que você queria escrever, certo?

toryburchshoesbags disse...

Basketball Sneaker Basketball involves a lot of vigorous moves, Asics Onitsuka Tigerhigh jumps, extreme running, blocking and shooting. So there may be the chances for you to get injured.the north face jackets But basketball sneakers are there for you to safeguard you and your feet from getting injured by the vigorous stunts. Basketball sneakers are the ideal pair to offer you snug fit, firm ankle support and excellent traction over the highly polished maple woodMoncler Sale. Today, basketball shoes are designed with innovative technologies for good shock absorption and cushioning. Patterned sole and stylish finish of the retro sneakers North Face Jackets For Menwill fuse your heart to buy a pair for you to show off your excellence over the field.