quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por debaixo dos panos

O filme Mera Coincidência (Wag the Dog) mostra que o famoso jeitinho brasileiro talvez não seja tão tupiniquim quanto o próprio nome diz.


Diante da exposição de um escândalo sexual duas semanas antes da eleição para Presidente, a equipe de comunicação da campanha se vê de mãos atadas e prestes a perder tudo quando Conrad Brean (Robert De Niro) chega misteriosamente e começa a jogar ordens, tomando o controle da situação. Mas só Brean não é suficiente para fazer com que a população e a oposição, principalmente, esqueçam o que aconteceu. Ele e a afobada Winifred Ames (Anne Heche) procuram a ajuda do produtor Stanley Motss (Dustin Hoffman), que com tiradas rápidas consegue inventar toda uma situação para tirar o escândalo do Presidente da mídia.


O mais interessante é como eles se portam diante de uma crise, sem que uma gota de suor escorra são capazes de dar a volta pela situação e aparecer com uma ideia mais absurda do que a outra. O filme também é capaz de criar uma certa paranóia no espectador, se é isso que acontece por debaixo dos panos, então o que é verdade e o que está sendo fabricado?


Mas esses questionamentos são deixados em segundo plano pelo humor ácido do filme e pelos estereótipos dos personagens. Dustin Hoffman e Robert De Niro estão brilhantes como sempre e a participação de Woody Harrelson como "herói de guerra" também é excepcional. O filme não peca nem a mais e nem a menos, o roteiro é excelente e é garantia de diversão tanto para comunicadores que entendam como administrar uma crise da maneira correta, quanto para o cidadão comum que vai ficar com a pulga atrás da orelha.

MARIANA SILVA GAZINHATO

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela resenha! Parabéns!

Unknown disse...

Eu e a Vi estamos passadas, pra dizer a verdade estamos bege!rsrsrsrsrs Parabéns, Mari!
bjo, Elaine