terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ossos do ofício


Por Simone Maximo



Ex-alunos de jornalismo da USCS falam como é enfrentar o mercado de trabalho


Os alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul tiveram uma atividade diferente na última quinta-feira, 27. O professor Arquimedes Pessoni, que ministra as aulas da disciplina “Assessoria de Comunicação”, convidou os ex-alunos Melina Cardoso e Leandro Amaral, graduados em 2007, para um bate papo com os formandos.

Os temas abordados foram “Mercado de trabalho” e “Dicas para produzir um bom TCC”. Melina, que trabalha como repórter na Rádio ABC, foi quem deu início às atividades. A jornalista falou sobre as dificuldades de conseguir atuar na área de jornalismo e sobre a importância de trabalhar com o que gosta. “Adoro rádio e desde o início da faculdade eu sabia que era isso o que eu queria para mim”, afirma.

Leandro Amaral, que é repórter de política, trabalha na Rádio ABC e no Repórter Diário, também da região. Jovem e apaixonado pelo jornalismo, Leandro contou sobre as dificuldades financeiras que enfrentou para conseguir realizar seu sonho. “Eu pagava a faculdade quando recebi um convite para trabalhar na Rádio ABC. Quando me falaram que o salário era R$ 300 fiquei balançado, mas resolvi dar um passo atrás para depois conseguir dar dois à frente. Foi ótimo, hoje consegui comprar meu apartamento e vou casar”, comemora

Além das discussões acerca das armadilhas do mercado, os dois profissionais falaram sobre as dificuldades de produzir um bom trabalho de conclusão de curso e deram dicas de como se preparar para enfrentar a banca examinadora.

Um comentário:

Anônimo disse...

bate-papo
Bom texto, poderia ser melhorado com opinião dos alunos sobre as apresentações.