quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TOQUES DO BOLLA




por Vinícius Ramalho




Na última quinta-feira (3/9), os alunos do quarto ano de Jornalismo da USCS, tiveram uma grande oportunidade de conhecer como funciona a assessoria de astros do futebol brasileiro. Isso porque os alunos Vinícius Ramalho, Milena Veríssimo, Rodrigo Sartori, Thiago Moura, Leandro Cari e Flávia Stuchi, trouxeram Fábio Bolla assessor de 23 jogadores do esporte mais popular no país, para contar sua experiência na aula do professor Arquimedes Pessoni.




Durante quase uma hora o assessor que tem entre seus clientes principais Grafite, Josué, Fabão, Cleber Santana, entre outros, contou do começo de sua carreira em coberturas de importantes eventos como os jogos olímpicos de Sidney em 2000 e a Copa do Mundo de Futebol em 2002 na Alemanha.




Não faltaram histórias inusitadas, como o contato de um jornal sensacionalista Alemão com o assessor, dizendo ter fotos de Grafite nu em um hotel e querendo algum benefício para que as tais fotos não fossem publicadas: “Ofereci até mais fotos dele para o tal jornal. Se meu assessorado não estava fazendo nada de errado, saindo de um banho dentro do hotel, qual o problema nisso?”, contou o jornalista.




Fábio Bolla também falou da relação de confiança que deve existir entre o assessor e o assessorado: “É uma relação profissional, mas tem que existir amizade. O jogador pode mentir para qualquer um, mas para o assessor não. Tive caso do jogador marcar exame médico em um clube e duas horas depois aparecer na internet com a camisa do rival sem eu saber de nada”.




Além disso, os alunos puderam saber da relação entre os assessores e clubes de futebol, procuradores dos jogadores, a diferença entre a imprensa brasileira e a européia entre outros assuntos que com certeza servirão como base para aqueles que pretendem seguir carreira nesse ramo do jornalismo.




Até quem não é fã de futebol gostou do bate-papo: “Mesmo não sendo apaixonada por futebol, achei interessante a experiência de saber como assessorar esses astros e conhecer os bastidores do futebol”, disse a estudante Nadjara Rodrigues.

Nenhum comentário: