terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jovens jornalistas dividem experiência com formandos da USCS



Arquimedes Pessoni, professor de Assessoria de Comunicação da USCS, promoveu na última quinta- feira (27/08) um encontro entre os recém-formados jornalistas Leandro Amaral e Melina Cardoso com os formandos deste ano da universidade.

A palestra dos ex- alunos foi recheada de informações e dicas sobre o mercado de trabalho jornalístico. Recém-formado, Leandro Amaral pode dividir com a sala experiências que vivenciou até ingressar no mercado de trabalho. Leandro colocou que não foi nada fácil deixar o seu emprego que garantia o pagamento de suas contas, para estagiar na Rádio ABC e receber uma ajuda de custo de apenas R$ 300,00. Com a convicção de que seria jornalista, Lenadro abriu mão de seu emprego e foi estagiar com o pensamento de que receberia um retorno pelo esforço. Hoje o ex-aluno se sente vitorioso por escrever para o Repórter Diário e ainda colaborar com a Rádio ABC.

Além de compartilhar as suas experiências, Leandro comentou sobre a importância da se munir de informações e alimentar o recheio cultural. O ex- aluno também falou sobre a mídia regional, que é pouco prestigiada pelo publico do ABC.


Melina, que também trabalha na Rádio ABC, deu dicas de como se comportar com assessorias de imprensa e o quanto as elas são importantes no dia a dia de um jornalista de rádio que sai a campo. Ela ainda completou que 80% das matérias de radio são plantadas por assessorias.

Os formandos da USCS tiveram a oportunidade de ouvir relatos sobre dificuldades na execução do Trabalho de Conclusão de Curso, como foi o caso da Melina. O grupo faria uma série de reportagens especiais sobre o comércio ilegal na CPTM, mas depois de quase tudo pesquisado, a CPTM não autorizou a continuidade do trabalho, obrigando o grupo a mudar o tema para “Eu moro na 25 de Março”, série de rádio que conta que existem moradores na rua 25 de Março e traz relatos de como é morar na maior rua de comércio do país.


Já o TCC de Leandro Amaral, “Clausura nas Religiões”, foi nota 10 na banca e concorreu à EXPOCOM.

Melina e Leandro, trouxeram informações sobre os projetos futuros de comunicação no ABC, como, por exemplo, a provável criação do Metro ABC e também o lançamento no dia 7 de setembro do concorrente do Diário do Grande ABC, o jornal Bom Dia.


Marina Selerges

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Belo texto, parabéns! Corrigir digitação do nome do Leandro.