terça-feira, 29 de setembro de 2009

Estudantes da USCS produzem livro reportagem sobre o remanejamento do bairro Cota 400


Por: Renata Oliveira


Os alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul apresentaram, na última quinta-feira (24/09), a coletiva de lançamento do livro reportagem “Olhares – Memórias e identidades do bairro Cota 400”.

O bairro Cota 400 é remanescente de um acampamento do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DER), que se formou na década de 30 para abrigar funcionários que trabalharam na construção da rodovia Anchieta e que com o passar do tempo acabaram se instalando no local, onde constituíram suas famílias e permaneceram até hoje.

A área que os moradores do bairro Cota 400 habitam foi decretada como imprópria e por este motivo eles terão que ser remanejados a partir de 2010 para unidades da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Para contar como está sendo realizado este manejo, o livro que será apresentado como trabalho de conclusão de curso pelos estudantes traz para o público leitor uma discussão sobre como é este processo de mudança, como ficam as histórias, as identidades desses moradores que vivem neste bairro e até que ponto eles não possui direito sobre a área ocupada.

A integrante do grupo Mayara Tabone revelou durante a coletiva que o mais complicado na realização da obra foi justamente a aproximação deles com os moradores do bairro “nós não sabíamos como chegar até eles, afinal eles poderiam achar que estávamos juntos com o pessoal da Ecovias, do CDHU e que estávamos ali para prejudicá-los. Até conseguirmos entrar no bairro e conquistar a confiança deles demorou, não foi fácil”

O lançamento do livro “Olhares – Memórias e identidades do bairro Cota 400” está previsto para a semana de 9 a 13 de novembro, a partir das 19h20, no teatro do Prédio C da própria Universidade (Av. Goiás, 3400 – São Caetano do Sul).

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom texto, parabéns!