segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jovens Jornalistas



Por: Audrey Bertho


Com certeza, um dos melhores estímulos que um universitário pode receber é o de se reconhecer em algumas “receitas” de sucesso. Ainda mais quando esse sucesso vem de seres humanos comuns que também contaram suas moedinhas durante os anos da faculdade...


Os jornalistas da rádio ABC, Melina Cardoso e Leandro Amaral se formaram na USCS há dois anos. Na última quinta-feira voltaram à casa a convite do professor Arquimedes Pessoni para uma missão especial.


A missão? Contar aos quartanistas de Jornalismo como conseguiram trabalhar na área, serem respeitados por seus trabalhos e administrarem seus bolsos... vazios.


Para Leandro esvaziar os bolsos foi exatamente a fórmula do sucesso. Não que ele viesse de família rica e saísse por aí esbanjando dinheiro a torto e a direito, não. Ele trabalhava em uma livraria e ganhava o bastante para pagar a faculdade e curtir a namorada naqueles passeios de fim de semana.


Até que a USCS fechou uma parceria com a Rádio ABC e surgiu uma proposta para ele ir trabalhar lá. Um estágio na área é proposta tentadora pra qualquer estudante, e para ele não foi diferente. O que não contava é que seus hábitos teriam que ser reajustados, já que seu salário também seria: passaria a receber pouco mais de um terço do que ganhava na livraria, o que não cobria nem meia mensalidade escolar.


Leandro falou como essa regressão salarial o levou a uma progressão na carreira e futuramente no bolso também. Hoje ele trabalha nos boletins de política da rádio e percebe o quanto seu olhar amadureceu ao perceber o Grande ABC não apenas como sua casa, mas como a de tantas outras pessoas também. Afinal elas votam, pegam trânsito ao ir e voltar do trabalho, se preocupam com o clima e o lazer no fim de semana e fazem tudo isso na região onde moram.


Melina tem um humor bastante efusivo, também pudera: seu maior desejo tinha sido trabalhar em radiojornalismo e agora é uma das repórteres da Rádio ABC.


Falou sobre a escassez de vagas em Jornalismo nos cadernos de emprego e da importância do networking nessa área. Foi graças a ele que começou a trabalhar na rádio. Depois de incentivar o amigo Leandro a ir para lá, recebeu uma forcinha dele para que também fosse.


Os dois também falaram sobre seus TCCs, Trabalhos de Conclusão de Curso. Melina teve nota nove na apresentação final, mas chamou a atenção dos colegas da sala na coletiva que teve dias antes da banca. Como seu tema era sobre a 25 de março, fez a festa na famosa rua e distribuiu kits das “bugigangas” curiosas que só se encontram mesmo por lá.


Leandro fez uma apresentação simples nessa coletiva, mas seu destaque foi o dez no trabalho sobre a clausura nas religiões e que mais tarde representou a região sudeste no Expocom.
Quem ficou curioso pode ver os trabalhos que estão disponíveis no site da rádio ABC: http://www.radioabc.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Belo texto! Poderia ter ouvidos os colegas também...Parabéns!