domingo, 27 de setembro de 2009

Cota 400: Uma história de vida



Na noite do dia 24/09/2009 os alunos Caio Caprioli, Lívia González, Luciane Brandão, Mayara Tabone e Paula Venâncio do quarto ano de jornalismo da Universidade de São Caetano do Sul (USCS),fizeram uma coletiva para o restante da sala sobre o seu respectivo TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), cujo tema é o bairro Cota 400, este é remanescente de um acampamento do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DER) e começou a se formar na década de 30 para abrigar os funcionários da obra, que culminou na Inauguração da via Anchieta.A maioria dos migrantes que vieram a São Paulo para ajudar na construção da rodovia, ficou inicialmente instalada ali.


O bairro é formado por 644 pessoas divididas em 275 casas de alvenaria, casas de madeira e casebres de madeirite e materiais alternativos no pé do morro.


O grupo está desenvolvendo um livro reportagem para o seu TCC, que terá cerca de 200 páginas com ilustrações e fotos, o grupo entrevistou 21 pessoas, porém, não necessariamente todos eles estarão contidos dentro do livro.


Os que entrarão como personagens para contar suas histórias são pessoas como: senhor Carlos de Souza Filho que é uma das 3 pessoas ainda vivas que ajudaram a construir a Via Anchieta e consequentemente ajudou a fundar o bairro Cota 400, seu carlinhos como é conhecido, tem 86 anos e vende cocada na Via Anchieta todo o fim de semana para ajudar no sustento da família; senhor Antero Preciliano de Souza, o mais velho no bairro e também ajudou a construir a via e também o bairro; senhora Rosa Fernandes de Oliveira, que nasceu no dia da festa da inauguração da primeira pista da Via Anchieta e muitos outros.O grupo abordará no livro reportagem o fato dessas pessoas estarem sendo expulsas de suas casas por estarem alojadas em “locais proibidos”.

Juliana Torres Bezerra

2 comentários:

Anônimo disse...

Reveja a pontuaçao do primeiro parágrafo.
Texto correto, mas muito impessoal. Coloque mais Juliana no teclado...

Blog do Ricardo Oliveira disse...

Olá,
Sou morador de Cubatão e estudante de História.
Estou fazendo trabalho de faculdade sobre a Via Anchieta e as Cotas. Caso queiram me ajudar ou se precisarem de colaboração, estou a disposição.

Ricardo Oliveira
E-mail: ricardoator@hotmail.com