quarta-feira, 10 de março de 2010

Seja inteligente, não estude!

Quem nunca ouviu falar de algum parente seu, seja pai, mãe, irmão mais velho, que se você não estudar para as provas irá muito mal nos estudos e provavelmente não passará de ano. Mas para o professor Pierluigi Piazzi é como se você estivesse cometendo “um assassinato” com o seu familiar.

Para você que não entendeu até agora, este físico e químico formado na USP, dá palestras nas escolas do Brasil inteiro, sobre como é o sistema educacional brasileiro, onde ele aponta diversas falhas, na qual acredita que se os alunos tivessem um embasamento maior, não seria necessário cursinhos no qual ele mesmo leciona. Segundo Piazzi, o aluno deveria prestar maior atenção nas aulas, absorver o maior conteúdo possível e após o término da aula, ao chegar em casa “recapitular”, ou seja, dedicar 45 minutos sobre o conteúdo visto diariamente.

Pierluigi já lecionou para 100 mil alunos em cursinhos, e têm um vasto currículo como comunicador, onde já apresentou o programa “Debate Acadêmico de Santos” e o de maior destaque, onde foi professor do Programa “ Qual é o Grilo” da TV Cultura. Na imprensa escrita, destaque para o tempo em que foi editor do jornal “Estado de São Paulo” e colaborador de revistas como a “ Limite” e “ Discutindo Ciência”, já no rádio, apresenta o programa Plug 700 da Eldorado AM e outro destaque foi como âncora no noticiário “Hora da Verdade” da Jovem Pan AM.

Nascido em Bologna, na Itália, Piazzi de 67 anos, têm uma irreverência de dar inveja em muito jovem, onde sempre arranca boas risadas da platéia, em qualquer canto do Brasil onde ele viaja. Tratando sempre de temas atuais, misturando com a prioridade da sua palestra que é falar sobre educação. Como por exemplo, o uso excessivo dos jovens com relação ao famoso “copia e cola” em trabalhos escolares e o uso do MSN, onde segundo Pierluigi, é mais corrosivo ao cérebro do que aquela pessoa que fuma maconha.


Autor de diversos livros de informática, Piazzi que é membro do Mensa, uma organização altamente reconhecida na Europa e América do Norte, mas praticamente desprezada no Brasil, por tentar estimular a inteligência humana, desenvolver o fundamento da pesquisa e trazer um maior ambiente intelectual entre as pessoas, mostra que Pierluigi entende do assunto quando tratamos sobre educação.

Portanto, para que você gosta de uma palestra inteligente, com conteúdo que é de importância não apenas nacional, mas mundial como é a educação, irreverência e humor trazidos pelo professor Pierluigi Piazzi, não deixe de conferir uma de suas palestras. Pois segundo ele, ainda há muito a que se fazer para que o Brasil se torne uma grande potência no sistema educacional e terão que “engolir” Piazzi por muito tempo, já que ele pretende morrer com 97 anos por um tiro de um marido traído e ciumento. Fica então essa excelente dica, não perca a oportunidade de conhecer esse grande educador brasileiro .

Ricardo Trus



Sugestão de mídias:


Revista Educação (Editora Segmento)
Portal Aprendiz (http://aprendiz.uol.com.br/homepage.mmp)
Portal da Educação (http://www.planetaeducacao.com.br/)
Portal Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br/)
Portal (http://www.todospelaeducacao.org.br/)
Programa Educação e Cidadania- Record News
Instituições de ensino que se interessem pelo conteúdo da palestra

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto bem escrito e com título inteligente. Só o final ficou marqueteiro. Só faltou o "ligue já"... parabéns.