quarta-feira, 10 de março de 2010

Risadas que educam, você já viu?

As palestras do conceituado professor Pierluigi Piazzi trazem muita educação e muito humor.

Com toda sua experiência e vivência, Pierluigi Piazzi, de 67 anos, aborda em suas palestras como a educação (não) funciona no Brasil, com um parecido show de stand-up comedy (comédia em pé). Não, ele não é humorista, mas sua autenticidade em cima da bancada, se difere daquelas apresentações chatas e exaustivas, onde as pessoas não se interessam. Ele consegue atrair o seu público com diversas piadas, mesmo falando de um assunto sério.

Dono de um currículo profissional de dar inveja, Pierluigi Piazzi é professor de física -formado pela USP- e de química -formado pela Escola Técnica Oswaldo Cruz.Já deu aula nas universidades POLI (USP), PUC-SP e Unisanta. Preparou 100 mil alunos para o vestibular dando aula de física no cursinho do ANGLO. Na área de comunicação, já passou por programas televisivos -o mais importante “Qual é o Grilo?” da TV Cultura, que tirava dúvidas de alunos que telefonavam para a emissora. No rádio, foi produtor e apresentador do programa 620kb da Jovem Pan AM durante cinco anos e do Plug 700 da Eldorado AM durante três anos. Na imprensa escrita foi colaborador do Diário do Grande ABC e de algumas revistas, e é editorialista do Estado de São Paulo. Também escreveu diversos livros.


Hoje em dia, se dedica especialmente em viajar pelo país, visitando escolas do Brasil inteiro, para mostrar sua divertida palestra sobre educação. No conteúdo, frases como “A TV e a internet são inimigas do estudo” ou “dentro de cada um de nós há um idiota”, mostra o tom sarcástico em que ele trata o tema. Pierluigi mostra que o problema da péssima educação brasileira (uma das piores do mundo, como ele mesmo fala), é cultural. “Brasileiro estuda para prova, não para aprender; tira boas notas sem aprender”.

Se você acha que o seu aluno pensa assim, que tal uma palestra do professor Piazzi? Vamos ajudar o Brasil a ter uma mudança de pensamento. Quem sabe assim, o sonho de Piazzi, em transformar a péssima educação brasileira na ótima educação finlandesa, pode se tornar realidade?


Sugestão de veículos:


- Todas as assessorias de Ensino Médio e Cursinhos possíveis. (Escolas como Objetivo, Anglo, Singular, Pueri Domus...)
- Almanaque Educação – TV Cultura
- Globo Universidade – TV Globo
- Revista Educação - http://revistaeducacao.uol.com.br/
- Revista Nova Escola
- Ongs que focam no assunto educação
- Rádio CBN – Responsabilidade Social


Diego Boscolo

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto, muito bem-humorado. Parabéns.