quinta-feira, 11 de março de 2010

Estudar para prova é um tempo jogado no lixo

Bum! Entramos na era digital e por mais incrível que pareça o Brasil se despedaça, se divide na desigualdade social, econômica e cultural.


A informação parece engolir, devorar, “trucidar” mentes cansadas, despreparadas e até mesmo preguiçosas. A inteligência se perde pelos caminhos impostos pela Tv e pela internet e não há dúvidas de que a sociedade da informação veio pra ficar.


Segundo o relatório da Unesco, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, o Brasil ficou em 88º lugar no âmbito educacional, atrás de países como o Paraguai, Equador e Bolívia. Mesmo sendo o Brasil um dos piores sistemas educacionais do mundo, há ainda quem acredita e aposta numa transformação, é o caso do Italiano Pierluigi Piazzi, 67 anos, professor formado em física pela Universidade de São Paulo e de química formado pela escola Técnica Oswaldo Cruz.


Piazzi viaja o Brasil visitando escolas preparando pais, alunos e professores com suas palestras sobre educação, e acima de tudo Inteligência. É isso mesmo! Ele acredita que inteligência se faz e faz questão de dizer: “No Brasil as pessoas conseguem tirar boas notas sem aprender. Aluno brasileiro estuda para prova!”.


A bagagem de Pierluigi Piazzi pesa em experiência e conhecimento. Ele realmente sabe do que está falando. Dono de um invejável currículo, ele já preparou 100 mil alunos para o vestibular, é professor do Anglo há mais de 40 anos, trabalhou na TV cultura num programa chamado “Qual é o grilo?”, em que tirava dúvidas de estudantes que telefonavam para a emissora. Foi colunista do programa Plug 700 da Eldorado AM, apresentou o programa 620Kb da Jovem Pam AM, também foi colaborador do Diário do Grande ABC, fundou a editora Aleph, publicou vários livros, entre eles “Aprendendo Inteligência”, um sucesso da editora. Foi o inventor da Apostila Caderno no início da década de 70 e hoje faz alguns editoriais para o jornal O Estado de São Paulo.


Conferir a palestra do professor Pierluigi Piazzi é quase que um exame de consciência. O que eu estou fazendo para aumentar a minha inteligência? Já pensou nisso?



Elaine Reis



Sugestões de veículos:


- Revista Nova Escola
- Revista Educação
- Revista E – do SESC
- Revista Guiado Estudante
- Programa Almanaque Educação – TV Cultura
- Nos principais jornais
- Nos sites de universidades e cursinhos
- http://amigosdaescola.globo.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom texto, embora abusou do nariz-de-cera. Será que o jornalista de redação lerá até o fim para entender o que está sendo oferecido?