quarta-feira, 10 de março de 2010

Éder Fantoni


O professor Pierluigi Piazzi nasceu em Bologna, na Itália, e possui um currículo vistoso e apropriado para instituições que procuram uma palestra inteligente, descontraída e que passe informações de grande utilidade aos alunos. Piazzi, que faz parte da Mensa (uma sociedade formada por pessoas de alto QI), já trabalhou na TV Cultura, TV Educativa de Santos, WEB-TV, da Lab One, e foi editorialista de O Estado de São Paulo.


Além disso, foi colaborador do Diário do Grande ABC (da seção Eureka), da Revista Limite e da Revista Discutindo Ciência. A experiência como professor também é considerada de grande sucesso. Piazzi já deu aula no Anglo, Poli – USP, PUC – SP e UNISANTA.

Além disso, foi autor, editor e co-autor de vários livros, entre eles, o Aprendendo Inteligência – manual de instruções do cérebro para alunos em geral. Livro este que fez grande sucesso, e é considerado um aprendizado de como usar o cérebro.

Um alerta sobre o ensino


Para Pierluigi Piazzi, o Brasil tem um dos piores ensinos do mundo. Isso não é apenas uma opinião, mas também um fato. Dados do Indicador de Alfabetismo Funcional de 2009 mostram que 15% da população brasileira com idade entre 15 e 24 anos não têm habilidades de leitura e escrita.

Esse número é pequeno se considerarmos a faixa etária dos 50 a 60 anos, que sobe para 52%. De todo modo, é assustador ver que, com o crescimento da tecnologia, onde computadores e redes sociais dominam cada vez mais a mente dos jovens, os livros acabam largados e encostados nas poucas livrarias espalhadas pelo Brasil.

É justamente a partir daí que Pierluigi Piazzi desenvolve sua palestra, entrando no mundo da mente e explorando a ciência para explicar o funcionamento do cérebro. Mais que isso. O professor mostra dados e faz uma crítica construtiva ao sistema de educação do Brasil.

Sempre bem humorado e comprometido com o ensino, Piazzi transmite tudo em linhas claras, com uma tradução de fácil entendimento para que os alunos possam captar o quanto é importante se dedicar aos estudos. O professor dá dicas de grande valor para o aprendizado, bem como a questão de aumento de QI.

De acordo com Piazzi, os alunos brasileiros não possuem uma orientação adequada dos pais e também das escolas. As evidencias estão no costume de desprezar a leitura. As dicas para entender melhor este assunto e começar a mudar esse panorama no Brasil estão na palestra de Pierluigi Piazzi.


Sugestão de Mídias:


Instituições de Ensino
Revista ENEM
Revista Nova Escola
Revista Ensino Superior
Canal Futura
Site Brasil Escola

Um comentário:

Anônimo disse...

Faltou título no release e os dados dele devem vir no final, senão fica parecendo currículo. Onde está a notícia?