quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Jornalismo engajado ou descontraído?



Gustavo Ellero

Em mais um dia de apresentações na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) os aluno do 4º ano de jornalismo puderam observar dois temas distintos porém interligados . De um lado a aluna Janaina Moro falou sobre sua monografia “Jornalismo Cívico e Jornalismo Cidadão: um estudo sobre suas características e suas diferenças” e do outro tivemos os alunos do grupo “Herzog” apresentaram a revista “Torpedo”.


Torpedo é uma revista voltada ao publico jovem do sexo masculino. Sexo masculino? Os jovens adolescentes vão deixar os vídeo-games , a paquera , os jogos de futebol com os amigos para ler uma revista? Os integrantes do grupo apostam que sim e esse é o grande diferencial do projeto, já que não existem revistas voltadas há esse publico no Brasil. A revista tem ao todo 10 editorias que levam nomes bem atrativos para o público alvo como: Plugado , De bem com a vida , Faça seu estilo.


Já a aluna Janaina Moro mostrou seu estudo sobre as diferenças entre jornalismo cívico e jornalismo cidadão. O trabalho mostra o início das duas vertentes como elas são praticadas hoje e as principais mudanças ao longo dos anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal, mas e as citações? As coletivas são justamente para isso: obtenção de aspas.