O tema foi abordado pela aluna de Comunicação Social, Janaína Moro, que explicou sobre o uso dessas ferramentas no jornalismo atual
Por Elieuda de Queiroz
Na última quinta-feira (2) mais uma estudante do curso de jornalismo da USCS, Janaína Moro, apresentou prévias de sua monografia intitulada “Jornalismo Cívico e Jornalismo Cidadão”, que será oficialmente apresentada no final deste mês. O tema, pouco conhecido no meio jornalístico, foi discutido em sala de aula em forma de entrevista coletiva.
O Jornalismo Cívico teve suas raízes nos Estados Unidos, em 1998, onde as pessoas não davam credibilidade à cobertura da mídia na campanha presidencial dos EUA. Os jornalistas estavam mais preocupados com o jogo político ao invés das questões sociais. “Desse modo, com a credibilidade da mídia em baixa, e a queda acentuada na venda dos jornais, surgiu uma nova vertente denominada Jornalismo Cívico”, destacou Janaína.
Já o Jornalismo Cidadão é reflexo dos avanços tecnológicos que fizeram com que as pessoas tivessem meios para interagir, produzindo conteúdos jornalísticos e veiculando-os.
O trabalho da graduanda abordou a experiência específica do veículo O Povo, de Fortaleza, que exprime a prática de ambas as práticas jornalísticas.
Um comentário:
apresentou/apresentada...
Bom texto!
Postar um comentário