quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O clube do Bolinha vai adorar...


Por Felipe de Paula

Certa vez, oito estudantes de jornalismo perguntaram a um editor de revista teen feminina: “por que não para os meninos?”. Com a resposta de que sequer há pesquisas de publicações para esse público, eles idealizaram e apresentaram, na última quinta-feira, a revista Torpedo, 100% direcionada ao público adolescente masculino. O pré-lançamento aconteceu no campus I da USCS, em São Caetano do Sul.

Bruna Serra, Elias Martins, Elieuda Morais, Danilo Ferrari, Guilherme Renso, Juliane Torres, Mariana Dahrug e Rodrigo Ramon entrevistaram 123 meninos do ABC e Grande São Paulo com idade entre 13 e 17 anos, das classes A e B. Com o resultado dessa pesquisa em mãos eles partiram para a produção da Torpedo, que é dividida em 10 editorias com destaque para “Plugado” – que fala sobre informática e tecnologia -, “Sobe som” – música -, “De bem com a vida” – saúde e qualidade de vida -, “Faça seu estilo” – moda -, “Mapa da mina” – aborda temas relacionados a sexo e relacionamentos – e “Game over” – games e mais games.

Juliane Torres explicou que a revista, além de entreter, também tem a obrigação de informar. “Os adolescentes mostraram ter muitas dúvidas no que diz respeito à carreira e sexo, por exemplo”. Com uma linguagem que fica entre as gírias e a formalidade, e uma diagramação que explora as formas e cores para ajudar na transmissão das mensagens, esse “Torpedo” chega forte para ocupar esse até então vazio nicho de mercado.