sábado, 11 de outubro de 2008


“Cada detento uma mãe, uma crença.

Cada crime uma sentença.

Cada sentença um motivo, uma história de lágrima, sangue, vidas e glórias, abandono, miséria, ódio, sofrimento, desprezo, desilusão, ação do tempo”.

Assim é o trecho de uma música muito famosa do grupo de rap, Racionais Mc’s, que relata a vida de um detento, mas isso dentro da prisão. A vida fora das grades se torna mais conturbada, com famílias que vivem em condições sub-humanas. A dificuldade que essas pessoas vivem foi mostrada na pré-apresentação do vídeo-documentário produzido pela Pombos Comunicação – Produções, na última quinta-feira, dia 09, no Campus I da USCS (Universidade de São Caetano do Sul).

A equipe de jornalistas retrata na produção, “Prisioneiros da realidade”, o relacionamento das famílias de ex-detentos, abordando o dia-a-dia dessas pessoas, a convivência entre elas e a forma como vivem. O documentário vai contar com depoimentos de personagens, que relatam fatos de suas vidas, como enfrentam as dificuldades financeiras, a carência de tratamento no que diz respeito à saúde e educação e a base familiar que se encontram depois da detenção e declarações de profissionais da área.

O grupo tem a pretensão, que com esse trabalho, as pessoas mudem a sua forma de pensar, que tenham um esclarecimento pleno de fatos, que estão diariamente presentes e que são rotulados pela sociedade.

A apresentação do vídeo-documentário vai acontecer no dia 22/10, a partir das 19h20, no Anfiteatro do Campus I da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). A entrada é franca.

MARIA FERNANDA ESPINOSA D.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal, mas se colocasse citação direta "humanizaria" mais o texto.