terça-feira, 27 de outubro de 2009

Olê mulher rendeira...


Na noite de 22/10/2009, os alunos do quarto ano de jornalismo da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), assistiram à assessoria de mais um TCC, (Trabalho de Conclusão de Curso), o tema do grupo é “Transformação do mercado de trabalho”, que abordará basicamente profissões que estão em extinção, aliás, esse era o primeiro tema do grupo, porém depois de muito conversar com seu professor orientador e obviamente após a pré banca, ficou evidente que este tema não era o correto a ser abordado e mudaram assim, para o tema que aí está às modificações aconteceram, porque após a pré banca o grupo percebeu que as profissões não deixaram de existir e sim, se modificaram, profissões como alfaiate, costureira, sapateiro, realejo, etc. O grupo contou que tinham muito material a ser usado tais como datas, dados econômicos, enfim coisas importantes, mais que tomariam o tempo de certa forma e que algumas delas teriam de ser deixadas de lado.


O radio documentário é divido em quatro subtemas, são eles: aprendizagem, industrialização, personalização/exclusividade e futuro, O programa terá duração de aproximadamente 30 minutos, o grupo informou ao restante dos alunos o nome de alguns entrevistados, que com certeza farão parte do rádio documentário, são eles:


Especialistas: Álvaro Conin (Sociólogo, presidente do CEBRAP), José Sérgio Leite Lopes (UFRJ, sociólogo), Márcio Pochman (economista, presidente do IPEA), etc.


Personagens: Élio Celestino (sapateiro), Divino Cupertino (alfaiate), Serafim Júnior (ferreiro), Inês Fiorellini (costureira que cobre botões), Marcelo Ruocco (empresário de ladrilho hidráulico), Antônio Bloise Filho (realejo), Rubens do Nascimento (vidreiro).


Os integrantes do grupo contaram que a maioria dos personagens foi encontrado por acaso, assim durante as andanças pelas ruas.


O produto final conta ainda com músicas de Zé Ramalho, Rodrigo Sater, Teatro Mágico, Luiz Gonzaga, etc.


Juliana Torres Bezerra


O lançamento do rádio documentário, “Trabalho, do feito a mão ao aperto de um botão” está programado para o dia 11/11/2009 a partir das 19h20min .

Um comentário:

Anônimo disse...

Carece rever pontuação...