sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A arte feita à mão


Sapateiro, alfaiate, costureira. Três profissionais indispensáveis na época de nossos pais e avós. Hoje, três profissões difíceis de serem encontradas. As transformações no mercado de trabalho e como estas afetaram a vida do artesão é o tema do radiodocumentário "Do feito à mão ao aperto de um botão", produzido como Trabalho de Conclusão de Curso pelas alunas do quarto ano de jornalismo da USCS, Maria Beatriz Pegoraro, Nadjara Rodrigues, Naíla Amaro e Raíssa Rossini.


No documentário, que terá 30 minutos de duração, serão apresentadas histórias de sapateiros, alfaiates, ferreiros, costureiras, vidreiros e um realejo, encontrados na região metropolitana de São Paulo. Atreladas a elas, estarão tre chos de entrevistas realizadas com sociólogos, antropólogos, economistas e historiadores, que ajudarão o ouvinte a entender as mudanças ocorridas no mercado e o comportamento da sociedade em relação a essas profissões quase "extintas".


"Do feito à mão ao aperto de um botão" foi dividido pelas jornalistas em quatro partes: "aprendizagem, industrialização, personalização e exclusividade e o futuro destas profissões são os subtemas que serão abordados no documentário", explica Maria Beatriz Pegoraro, que também foi a responsável pela locução do programa, que tem estréia prevista para a noite de 11 de novembro na USCS. Samira dos Santos Duarte

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto!