sexta-feira, 16 de abril de 2010

Regiane Bianchini dá palestra na Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Por: Amanda Arpagaus Dotto

Com vasta experiência na área de comunicação empresarial, Regiane surpreendeu os estudantes do 4º ano da Universidade.


Regiane é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Teoria da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero.


Além dos inúmeros cursos de especialização, seu currículo traz grandes e importantes empresas.


Ela trabalhou para o ‘Grupo Carrefour’ como Diretora de comunicação, no ‘Grupo Santander Brasil’ como Gerente geral de comunicação e na ‘Nossa Caixa’ como assessora de imprensa. Além de ter sido sócia proprietária de uma empresa de comunicação chamada ‘Canal de Ideias’.


Em sua visita a USCS Regiane contou suas experiências, dificuldades e vitórias na carreira. Focada principalmente na aquisição e fusão do Santander-Banespa e no novo plano de ações para o Grupo Carrefour, a jornalista contou passo a passo a sua saga para o sucesso.


Bianchini entrou no grupo Santander na época da aquisição, momento bilionário, em que vários grandes bancos estavam mobilizados para a compra do Banespa, e a quantidade de informação e a demanda que o banco recebia eram muito grandes, o que exigia muito mais da área de comunicação.


Regiane contou que na época a área de comunicação tinha apenas quatro funcionários, o que dific ultava muito o denso trabalho, mais também o que o tornou se certa maneira mais satisfatório. A jornalista também narrou a principal agonia destas 4 pessoas: ”Uma de nossas preocupações era não perder a credibilidade, afinal tínhamos grandes objetivos: ganhar posição na América Latina; inserir um grupo novo num mundo globalizado; e criar valores aos acionistas do banco, dentro e fora do país”.


Regiane afirmou que após o sucesso da aquisição, era a hora de suar a camisa para que a fusão também trouxesse bons resultados, e foi o momento em que eles se preocuparam em informar de maneira clara e objetiva, prover os envolvidos de informações úteis, destacar os pontos positivos das mudanças e criar atendimento diferenciado para a imprensa.


Sem negar mais uma especialização (ela também tem em seu currículo Marketing pela ESPM), Bianchini afirmou que muitas vezes o assessor de imprensa é também uma marketeiro, e que é preciso saber valorizar a empresa/pessoa, e destacar os pontos positivo, para que as ações sejam bem sucedidas.


Como boa comunicadora, Regiane segue algumas regrinhas básicas na hora de trabalhar, e garante que o mais importante é ‘’trabalhar com ética, respeito e verdade”.


Regiane Bianchini é ganhadora do Prêmio ABQV na categoria melhor estratégia de comunicação interna Brasil, de Dezembro de 2008, com o programa de qualidade de vida “Viva Melhor”, e do Prêmio Aberje de melhor jornal interno de empresa do Sudeste de 2002/2003 e melhor plano estratégico para imprensa – aquisição e fusão do Banespa pelo Santander em 2002.





Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto...frases curtas..será que a autora trabalha em rádio?