segunda-feira, 12 de abril de 2010

Assessora de imprensa dá dicas para futuros formandos em jornalismo

Os estudantes de jornalismo sempre têm dúvidas sobre algumas questões e uma delas é do que irão encontrar quando estiveram no mercado de trabalho. E para estudantes do 4º ano de jornalismo, as dúvidas são ainda maiores que com o famoso TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso) algumas das características que irão encontrar no dia-a-dia estão inclusas neste longo trabalho. 

Mas a assessora de imprensa Regiane Bianchini esteve no último dia 8 de abril, na Universidade de São Caetano do Sul (USCS), para dar uma palestra para os alunos que estão prestes a se formar e dar algumas dicas de como é está área da comunicação em que cada vez mais está tendo o seu mercado expandido, seja qual for a editoria em que pode ser trabalhado.

Para isso, Regiane trouxe a sua experiência de 20 anos entre vários grupos importantes como a Nossa Caixa e do Grupo Santander como assessora, para dar maiores explicações de como este processo funciona. Em sua apresentação, houve uma explicação sobre a fusão do Banco Banespa com o Santander, mostrando que deve sempre haver planos para que todos saibam do que estava ocorrendo naquela transição e todos entendam os benefícios.

Com isso, foi necessário que houvesse uma divulgação externa maior para que clientes de ambos os bancos entendessem o que estava acontecendo, a inserção de um banco que visava o domínio dentro da América Latina, mas com uma informação precisa, com ações especificas, atendimento à todos os jornalistas para que não haja “distorção” daquilo que está sendo falado, entre outras ações que definam o produto que está sendo comercializado.

No caso, este produto é a fusão entre os bancos, mas há diversas outras características como é o caso da experiência de Regiane no Grupo Carrefour, que mostra que apesar de ser uma marca forte, o mercado do varejo explora pouco os seus benefícios juntamente a imprensa e o objetivo é mudar esta ideologia através da implementação de manuais de imprensa que melhore este relacionamento não só com jornalistas, mas que solidifique tais ações para que aumente cada vez mais seu público-alvo.

Para finalizar a palestra, Regiane Bianchini, além de responder algumas dúvidas dos estudantes, deu alguns conceitos que ela acha prioritários para que os futuros jornalistas não repitam alguns erros, desde a ética dentro do jornalismo até a qualidade da informação para que seja bem definido o que está sendo passado para entendimento de todos.
RICARDO CONSTANTINO TRUS