domingo, 30 de agosto de 2009

Jornalistas da Rádio ABC em debate com alunos da USCS




Os jornalistas da rádio ABC, Melina Cardoso e Leandro Amaral foram os convidados de um bate-papo com os alunos do quarto ano do curso de jornalismo da USCS, Universidade de São Caetano do Sul.


A conversa, que aconteceu na noite da última quinta-feira, teve como principal tema o mercado de trabalho do jornalista e a relação entre ele e o assessor de imprensa. Além disso, Melina e Leandro, formados pela universidade em 2007, relembraram suas experiências no ingresso à carreira e a elaboração do TCC, trabalho de conclusão de curso, que é apresentado ao final do último ano pelos estudantes.


Com a série de reportagens especiais produzida para o rádio “Clausura nas religiões”, Leandro Amaral concorreu no ano passado à Expocom, exposição que escolhe os melhores trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de comunicação de todo o Brasil.


Para ele, o início como jornalista não foi fácil: teve que escolher entre o emprego fixo de vendedor em uma livraria e a vaga de estagiário na Rádio ABC, ainda quando estava no primeiro ano do curso. Leandro, então não pensou duas vezes: trocou o antigo cargo pelo estágio e mesmo ganhando R$ 350, 00 por mês conseguiu concluir a faculdade e hoje, é repórter da editoria de política da Rádio ABC, a única com programação voltada diretamente à região.


Já Melina Cardoso, que trabalha ao lado de Leandro na Rádio e escreve matérias sobre economia, contou aos alunos sobre o seu relacionamento com as assessorias de imprensa e deixou uma dica àqueles que pretendem seguir nessa área: “o assessor de imprensa deve sempre ter consciência do trabalho do jornalista”.


Samira dos Santos Duarte

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom texto!