sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Jornalismo Dinâmico
por Camilla Scavone
Os alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Paulo receberam no último dia 16 de agosto o jornalista, Arnaldo Ferraz, para falar um pouco do jornalismo na TV.
Arnaldo é editor chefe do telejornal Leitura Dinâmica, da RedeTV. Começou a carreira no impresso, foi para o rádio, atuou como repórter da Globo e foi aí que descobriu o telejornalismo. Durante 20 anos foi repórter e há dois anos aceitou o desafio de ser editor chefe do telejornal que possui uma linguagem mais leve, com notícias rápidas e em média veicula 35 retrancas por edição.
O jornalista começou e terminou a palestra com a frase “A faculdade não vai ensinar vocês a escreverem. Se vocês não sabem, que tal a odontologia?”, e foi com o intuito de mostrar o básico para a vida de um jornalista que Arnaldo falou sobre as rotinas de um repórter, o formato de edição e os caminhos da regionalização.
Todos os assuntos abordados fixaram a atenção da platéia que contava em média com 50 alunos, misturados entre Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda. As percepções que o jornalista tem das mudanças que vem ocorrendo, não só nas emissoras de TV, mas no meio da comunicação em geral levantou uma dica para os futuros profissionais: hoje o mercado quer um profissional que não só tenha graduação, mas que seja mais, tenha pro-atividade, entenda das novas tecnologias e que conheça um pouco de cada mídia.
Questões foram levantadas por alunos e professores presentes e a palestra foi finalizada com o assunto internet e novas tecnologias, que Arnaldo afirmou que “um estudante de jornalismo com uma câmera na mão é uma máquina de notícia.” Com o boom das redes sociais, um comentário de um formador de opinião antes desconhecido, vira notícia. Hoje, a internet agrega a TV.
Para os estagiários, o editor-chefe explicou que é nas chamadas pequenas emissoras, ou editoras, que se aprende muito. Um estágio em um jornal de bairro é a porta para o futuro de sucesso, e temos que aproveitar agora que o processo de regionalização na imprensa brasileira está em processo de crescimento.
O jornalista coordena o curso de reportagem em TV desde 1999, e recentemente fechou parceria com a Associação Comercial de São Caetano. As matrículas já estão abertas, para mais informações entrar em contato pelo telefone 2888-3434.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parabéns pelo texto! Foi fiel ao mostrado na palestra!
abnerlmesmo.blogspot.com
Postar um comentário