segunda-feira, 23 de março de 2009

Jornalista Andréa Brock explana seu trabalho em palestra para alunos da USCS


Por: Leandro Cari

A Jornalista e Assessora de Comunicação da Prefeitura de São Caetano do Sul, Andréa Brock, ministrou palestra aos alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade USCS.


Andréa apresentou brilhantemente como funciona o trabalho de Assessoria de Comunicação em órgão público, abrangendo um pouco de sua própria experiência na Prefeitura de São Bernardo do Campo, durante a gestão do ex-prefeito Dr William Dib.


Andréa destacou as dificuldades e projetos já realizados, como também desafios a serem superados na área de Assessoria, principalmente em se tratando de trabalho desenvolvido em uma instituição pública.


Os alunos do último ano de jornalismo da USCS tiveram ainda a oportunidade de esclarecer dúvidas referentes ao mercado de trabalho, principalmente devido à atual conjuntura econômica mundial.


Durante a palestra, Andréa Brock também ressaltou seu trabalho dedicado à causa dos animais. A jornalista realiza trabalho amplamente reconhecido em ONG de proteção aos animais, empenhando-se de modo marcante em benefício desses seres vivos, muitas vezes, abandonados e maltratados por parcela significativa da sociedade.


Em momento mais descontraído, Andréa Brock explicou um pouco sobre seu trabalho de produção e coordenação geral voltado ao projeto de Formação Musical desenvolvido através da Prefeitura de São Bernardo do Campo, inclusive destacando sua predileção pela música de boa qualidade.


Andréa Brock é formada pela Universidade Metodista e já atuou em empresas de comunicação como Folha de S.Paulo e Diário do Grande ABC.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Cadê o título?

Por: Maria Beatriz Pegoraro

A visita da assessora de imprensa Andrea Brock no 4° ano de jornalismo foi uma demonstração de um trabalho de muitos anos, principalmente pela prefeitura de São Bernardo do Campo.

Atualmente, Andrea trabalha como assessora da prefeitura de São Caetano do Sul, e, diretamente com o Prefeito José Auricchio Junior, querem implantar na cidade alguns dos projetos que deram resultados em São Bernardo.

Por meio de slides, Andrea mostrou que o site da prefeitura de São Caetano precisa passar por reformas, pois é exatamente o canal que o munícipe irá utilizar no caso de alguma dúvida ou necessidade de serviço. Para Andrea, se um morador quer pagar o IPTU sem o carnê, o site deve obrigatoriamente fornecer uma segunda via. Estas e outras mudanças ocorrerão na home page da cidade.

O papel do assessor num órgão público implica muito mais na forma em que a população vê o serviço, do que propriamente atender o prefeito e vereadores. Tudo deve ser rigorosamente pensado, já que em se tratando de verbas públicas, não se pode simplesmente tirar verba de um lugar e transferir para outro.

Segundo a assessora, quando um projeto está em andamento, é preciso saber se há dinheiro suficiente para realizá-lo e ainda sim, preparar-se para possíveis surpresas ao longo do andamento. Foi o caso do projeto com crianças de baixa renda de São Bernardo. O prefeito havia pensado em realizar um projeto musical com estas crianças, que além de cantar, deveriam tocar os diversos instrumentos da orquestra.

Após muito tempo de ensaios e aulas, Andrea pensou em gravar um CD e um DVD com a apresentação, mas não contava com a obrigatoriedade dos direitos autorais, já que as músicas não eram de domínio público. Porém, como desistir de um projeto assim? Não havia meios, se não barganhar um bom preço para conseguir expor a obra.

Outro ponto interessante, é que a assessora não se preocupa somente com a informação em si, ela também pensa na cidade como um todo. É o caso dos cães vira-latas que se multiplicam pela cidade inteira.
Andrea trabalha para que isso mude e não com as carrocinhas, e sim um atendimento sério, que protege os animais e ainda sim, possa haver um sistema de castração para diminuir a procriação desenfreada de cães e gatos.

Quando surge a pergunta se ela trabalharia com corruptos, ou o que ela faz se ocorre algum tipo de fraude no sistema público, Andrea diz que simplesmente não trabalha com quem ela não confia, e que quando surge algum fato de que não gosta, vai logo dizendo o que acha e não acha correto.

Antes de sair da prefeitura de São Bernardo, Andrea se preocupou em deixar a cidade limpa de outdoors em locais que poluem a paisagem. Para ela, é preciso pensar em locais estratégicos, mas sem tirar a beleza de uma praça, por exemplo.

Segundo Andrea, ainda há muito que fazer com o setor de comunicação em São Caetano, já que ela trabalha aqui há pouquíssimo tempo. Mas já está preparada, pois diz saber que por ser uma população mais elitizada, com certeza haverá mais cobrança por parte da comunidade. Com certeza, projetos e vontades de melhoria não faltarão.

André Brock discute papel do assessor de imprensa na USCS

Por: Paula Belini Pitondo


A jornalista afirmou a importância do assessor de imprensa para a Comunicação Social e salientou o crescimento e consolidação da área

A assessora de imprensa da prefeitura de São Caetano do Sul, Andréa Brock, debateu o papel do assessoria na Comunicação Social em palestra na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), no último dia 12.

Entre os temas debatidos, Andréa falou como transformar o cliente em notícia de maneira ética e sobre a rotina de um assessor de imprensa, abrangendo desde o clipping até o gerenciamento de imagem.

Além disso, ela abordou os principais desafios da profissão, como a comunicação de crise, e falou sobre o crescimento e consolidação da área no mercado de trabalho. “O assessor de imprensa precisa estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho e atender às necessidades de seus clientes”, afirmou a assessora.

Andréa Brock é jornalista e ex-secretária de Comunicação de São Bernardo. Em São Bernardo, desenvolveu projetos como o CD e DVD de formação musical e o portal Cidade Escola São Bernardo, que pretendia integrar a informática a rede pública.

Hoje, atua como assessora técnica de Comunicação do gabinete do prefeiro José Auricchio Jr, respondendo pela assessoria direta de Auricchio.

Formada pela Universidade Metodista, Andréa também trabalhou nos jornais Diário do Grande ABC e Folha de São Paulo.

Assessora da Prefeitura de São Caetano ministra palestra na USCS

Por: SAMIRA DOS SANTOS DUARTE



Os estudantes do quarto ano do curso de Jornalismo da Universidade de São Caetano do Sul receberam na noite da última quinta-feira a jornalista e assessora de imprensa Andrea Broch. Recentemente apresentada como assessora técnica de Comunicação do gabinete do prefeito José Auricchio, Andrea foi à faculdade mostrar aos futuros jornalistas um pouco mais sobre o papel do assessor de comunicação.



Ela, que é formada pela Universidade Metodista, antes de atuar como assessora trabalhou nos jornais Diário do Grande ABC e Folha de São Paulo além de editar matérias relacionadas à área de saúde e arquitetura. Durante doze anos, trabalhou na Prefeitura de São Bernardo do Campo, ocupando os cargos de redatora, consultora de comunicação, chefe de publicações oficiais, diretora de comunicação, assessora de imprensa e relações públicas e secretária interina durante o mandato do ex-prefeito William Dib.



Andrea mostrou aos alunos materiais de divulgação preparados pela sua equipe como vídeos promocionais, outdoors, folders, cartazes, panfletos, faixas de rua e banners sobre campanhas que ocorriam na cidade, pelas quais recebeu diversas premiações. A assessora também desenvolveu projetos como o CD e DVD Formação Musical em São Bernardo do Campo e o Portal Cidade Escola, que promove a inclusão digital de pais, alunos e professores da rede pública de ensino.



Há pouco tempo na assessoria de São Caetano do Sul, Andrea que também atua na área de defesa dos animais e é membro da ONG Clube dos Vira-Latas em Ribeirão Pires, informou durante a palestra, que a prefeitura desenvolverá um projeto cujo objetivo será a proteção de animais vítimas de abandono e maus-tratos.



Como dica àqueles que desejarão atuar na área de assessoria de imprensa, Andrea Brock diz: “Busco nas pequenas coisas do dia-a-dia, as notícias para enviar a imprensa. Me sinto mais próxima ao munícipe do que se estivesse em uma redação”.

Jornalista Andréa Brock visita a USCS para falar sobre assessoria no setor público

Mariana Carrillo


Trabalhar em assessoria de imprensa tem as suas peculiaridades, e foi com o objetivo de apresentar aos alunos esse lado do jornalismo que, na última quinta-feira, 12, a jornalista Andréa Brock foi à USCS falar a respeito de assessoria de comunicação no setor público.

Neste ano de 2009, Andréa começou a exercer o cargo de assessora técnica de comunicação do gabinete do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr. Já com experiência no setor público, Andréa trabalhou na prefeitura de São Bernardo do Campo, passando por áreas que iam de redatora a diretora de comunicação.

Dando início à palestra, a assessora perguntou quem havia decidido qual área do jornalismo gostaria de seguir e comentou não saber o que queria na época em que estudava, mas que as coisas “foram acontecendo”, afirmou.

Para exemplificar como foi o seu trabalho na prefeitura de São Bernardo, Andréa trouxe cases e ressaltou as dificuldades que passou, como quando criou os projetos do CD e DVD Formação Musical em São Bernardo do Campo, que lhe rendeu prêmio e uma matéria na revista Rolling Stone. “Eu não tinha idéia do que era, então juntei os grupos musicais, coloquei todos no estúdio e falei ‘cantem, cantem! Podem cantar o que quiserem’”; e só depois “descobriu” o chamado direitos autorais.

Alguns dos projetos que implantou em São Bernardo, Andréa pretende trazer para a cidade vizinha, tendo em vista os resultados positivos que obteve. “Alguns problemas eu achava que só tinham em São Bernardo, por ser uma cidade grande, mas quando vim para cá, percebi que existiam as mesmas dificuldades, como a reclamação, por parte da população, da falta de comunicação com a prefeitura”.

Andréa disse querer “aproveitar” a influência de Auricchio, por ter sido escolhido presidente do Consórcio Intermunicipal, para ampliar para as cidades do ABC alguns projetos “pessoais”: mais ações em favor dos animais - a jornalista atua na área de defesa dos animais e faz parte da ong Clube dos Vira-Latas. Dentre alguns de seus objetivos, ela pretende que todas as cidades passem a castrar seus animais, “uma cachorrinha que está grávida não vai parar na divisa entre Santo André e São Caetano e dizer: ‘bom, aqui eu não posso ter meus filhotes, é outra cidade’”, brincou.

Quando aberto a perguntas, os alunos se interessaram em saber como fica a relação de trabalho quando se duvida da integridade de seu assessorado, quais foram os maiores problemas que ela identificou quando chegou na prefeitura de São Caetano e o professor Arquimedes pediu algumas dicas para os alunos ingressarem no mercado. Andréa encerrou afirmando que se encontrou quando entrou para a assessoria de imprensa.

Palestra na USCS discute comunicação em setor público





Por: Renata Oliveira


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) recebeu como palestrante na última quinta-feira (12/03), a presença de Andréa Brock, atual assessora de imprensa do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Junior.

Andréa Brock que já trabalhou nos jornais Diário do Grande ABC e Folha de São Paulo tem em seu currículo, como principal referência, a área de assessoria de comunicação voltada para o setor público, pois antes de ser convidada pelo atual prefeito de São Caetano do Sul, a mesma ocupou, nos últimos 15 anos, diversos cargos na Prefeitura de São Bernardo do Campo.

A palestra teve como público os alunos do 4° ano de jornalismo da própria Universidade, que puderam através das questões apresentadas, entender um pouco mais do que acontece no dia-a-dia em uma assessoria de comunicação do setor público.

Durante a apresentação, Andréa Brock mostrou aos estudantes alguns dos principais projetos que desenvolveu na Prefeitura de São Bernardo do Campo, entre eles, estavam as duas campanhas institucionais premiadas, o CD e DVD Formação Musical em São Bernardo do Campo e o portal Cidade Escola São Bernardo, que promove a inclusão digital na rede pública de pais, alunos e professores.

Além de trabalhar como assessora de imprensa, Andréa também atua na área de defesa dos animais, ela faz parte da ONG Clube dos Vira-Latas, abrigo localizado na cidade Ribeirão Pires, no Grande ABC, que cuida de animais que sofrem de maus-tratos e de abandono.

Grandes desafios... Grandes conquistas ou A matadora de dragões




Andréa Brock está acostumada a matar dragões. Já matou vários deles e foi condecorada por isso. Contos de fada são mesmo cheios de histórias de dragões e de grandes guerreiros. Mas Andréa Brock é de carne e osso e os dragões que enfrenta são desafios (grandes desafios) no seu trabalho como assessora de imprensa.


Andréa foi convidada para mostrar seu trabalho aos alunos do 4º ano de Jornalismo da USCS. Bem articulada, sua voz e gestos já dão o ritmo que o assessor de imprensa deve ter: ser claro, ágil e eficiente.


Ela contou dos desafios que teve em São Bernardo quando foi assessora do prefeito William Dib. Viabilizar o Portal Cidade Escola e o CD e DVD Formação Musical em SBC foram provavelmente os principais. O primeiro porque precisava promover a inclusão digital na rede pública de ensino, fazendo uma rede de comunicação entre pais, alunos e professores, o problema é que as comunidades mais carentes não estavam preparadas para lidar com o computador e o segundo grande desafio foi reunir em uma única compilação, formações musicais de estilos bem diferentes. Somado a isso enfrentou problemas para regularizar os direitos autorais das músicas que foram utilizadas no projeto Formação Musical em São Bernardo.


Preocupada com o meio-ambiente, Andrea faz parte da ONG clube dos vira-latas, um abrigo em Ribeirão Pires. Mas essa preocupação ela também levou para o gabinete do prefeito: colocou no site da prefeitura o “Adote um Amigo”, uma campanha para adoção dos animais que vão parar no centro de zoonoses da cidade. Também controlava o número de outdoors com campanhas da prefeitura para não “estragar” as paisagens da cidade.


O trabalho de Andrea deu tão certo que foi premiada por várias campanhas institucionais. Hoje trabalha como assessora técnica de comunicação para o prefeito José Auricchio Jr., em São Caetano do Sul. Pretende melhorar, entre outras coisas, o site da prefeitura. Sem dúvida terá mais alguns “dragões” para matar no caminho, mas nada grave para alguém que já aprendeu a vencê-los e transformar grandes batalhas em grandes conquistas.


Quanto a nós, alunos do 4º ano de jornalismo, esperamos fazer o mesmo!

Por: Audrey Bertho

Palestra aborda aspectos fundamentais na assessoria pública



Por: LIVIA SOUZA GONZALEZ

O professor de Assessoria de Imprensa da USCS, Arquimedes Pessoni, promoveu na última quinta-feira uma palestra sobre Assessoria de Imprensa com a presença da jornalista Andréa Brock.

A jornalista relatou sua trajetória na vida pública e política, onde começou na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Foi no SECOM – Secretaria de Comunicação – que desenvolveu projetos voltados, exclusivamente, para a população, com assuntos sociais. Além de trabalhar no jornal, com notícias do município e, seu objetivo sempre foi expor mais transparência nas questões políticas.

Garra e determinação! Essas foram às palavras que Andréa aconselhou aos estudantes do 4º ano do curso de Comunicação Social – Jornalismo. “Isso é o mínimo para que o jornalista seja um bom assessor de imprensa”, comenta.

Atualmente, a jornalista é assessora especial de Imprensa do Gabinete do Prefeito de São Caetano do Sul e já está envolvida nos projetos da cidade, “O prefeito, José Auricchio, deu aval para desenvolver trabalhos voltados à proteção animal”, afirma.

Ensinando como fazer na prática

Por: Simone Maximo

Futuros jornalistas assistem à palestra sobre assessoria de imprensa no setor público

Os alunos do 4º ano de Jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul participaram de uma atividade diferenciada na última quinta-feira. A assessora técnica de Comunicação do gabinete do prefeito de José Auricchio Jr, Andréia Brock, marcou presença na universidade e proferiu uma palestra sobre sua experiência profissional, mercado de trabalho e desafios de atuar na área de comunicação do setor público.

Andréia, que atuou quase 15 anos na prefeitura de São Bernardo do Campo, apresentou suas iniciativas e falou dos projetos que pretende realizar junto com o prefeito. Após a palestra, os alunos realizaram um breve debate com algumas perguntas para a convidada. Questionada sobre o assunto corrupção, Andréia afirmou que não trabalha para pessoas em que não confia. “Se eu trabalho na prefeitura de São Caetano do Sul é porque acredito no trabalho do prefeito”.

A realização da palestra foi uma iniciativa da universidade e do Profº. Arquimedes Pessoni, docente da disciplina “Assessoria de Comunicação”, que tem como objetivo preparar os futuros formandos para o mercado de trabalho em uma das áreas que mais se contrata jornalistas.

Assessor bom bril - mil e uma utilidades

Por: Juliana Torres Bezerra

Na noite de quinta-feira, dia 12 de março, a jornalista e assessora de imprensa Andréia Brock, foi convidada pelo professor Arquimedes Pessoni da Universidade de São Caetano do Sul, (USCS) a falar para os alunos do quarto ano de jornalismo. O tema da conversa foi o trabalho, ( dia-a-dia ) de um assessor de imprensa, Andréia aproveitou para contar um pouco sobre a sua história como assessora, contou que começou sua carreira na secretaria de saúde de São Bernardo do Campo.

Ela afirmou aos alunos que procura encontrar nas pequenas coisas do dia- a- dia, as notícias para enviar para a imprensa, uma vez que ela trabalha como assessora da prefeitura de São Caetano do Sul. Durante o bate papo, Andréia aproveitou para contar um pouco sobre suas realizações em outros municípios, onde teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho: foi responsável pela criação do “jornal notícias do município”, na cidade de São Bernardo do Campo, a idéia deste é divulgar multas e notícias do município,foi responsável pela criação do site de São Bernardo do Campo, criou também a agência de notícias, além de tudo isso, Andréia também foi responsável pela criação de vídeos institucionais para promover a cidade. Já na cidade de São Caetano do Sul, Andréia criou o primeiro comitê de proteção animal de São Paulo, mas não é só isso.

Andréia é também muito famosa por suas idéias, de como fazer outdoors, folders, cartazes, panfletos, faixas de rua, banners e aplicações sobre as campanhas e informações de uma determinada cidade, em seu trabalho, ela também é responsável por inúmeros projetos e campanhas.

Andréia Brock recebe das mãos do vereador Admir Ferro o título de cidadã são-bernardense

Jornalista fala sobre carreira e mercado de trabalho para estudantes da USCS




Por: Mayara Tabone

“Vocês já sabem em qual área querem seguir?”. Foi assim que a jornalista Andréa Brock iniciou sua conversa com os alunos do quarto ano de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), na última quinta-feira, 11.


Convidada pelo Professor Doutor Arquimedes Pessoni para falar um pouco sobre a realidade de um profissional que trabalha com Assessoria de Imprensa, a jornalista que assessora o prefeito da cidade, José Auricchio Jr., contou um pouco sobre sua trajetória e trabalhos desenvolvidos enquanto trabalhava com o prefeito William Dib, na prefeitura de São Bernaro do Campo.


Um assunto que está em pauta em todo e qualquer lugar que vamos é a crise econômica internacional e os reflexos que traz para o mercado de trabalho. Como boa jornalista, Andréa não pode deixar de comentar sobre o assunto. Ela acredita que a crise não afeta a área de comunicação com tanta intensidade, já que a notícia não para. Pelo contrário, todos querem saber cada vez mais como está a economia nacional e mundial. Quais são as medidas que grandes empresas adotam e os próximos passos que irão dar. A notícia nunca morre.


Para um mercado competitivo e restrito é necessário preparação, dedicação e muita responsabilidade. Andréa destaca que no meio da comunicação, a criatividade e iniciativa são pontos que fazem a diferença para um profissional.


Vagas de emprego sempre vão existir, a questão é: quantos estão qualificados para o cargo que procuram e se candidatam?

quarta-feira, 18 de março de 2009

USCS terá agência experimental de notícias científicas



A USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul - começou nesta semana a estruturação da Agência Experimental de Divulgação Científica. A proposta é levar ao público leigo, por meio de mídia espontânea, o resultado da produção acadêmica dos alunos e professores da instituição que, em 2008, completou 40 anos. A primeira etapa do projeto terá como objeto de divulgação os trabalhos de conclusão de curso (TCC) e publicações acadêmicas dos docentes e discentes do curso de Comunicação Social, atualmente oferecido nas habilitações de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio e TV. Num segundo momento, as pesquisas dos professores e alunos dos demais cursos de graduação da USCS – Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão em Processos Gerenciais (Peq. e Méd. Empresas), Logística, Marketing (de Varejo), Redes de Computadores, Sistemas para Internet (Web Design), Direito, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Licenciatura, Educação Física e Pedagogia – também poderão ser transformadas em notícias para a imprensa regional e especializada.


De acordo com Ana Claudia Marques Govatto, diretora de área de Comunicação Social da USCS, a iniciativa de levar ao público externo o resultado prático da pesquisa dos alunos e professores da instituição deve impactar positivamente a pauta dos principais meios de comunicação. “A produção acadêmica, tanto no que se refere aos produtos quanto à pesquisa, podem contribuir para a sociedade de maneira significativa porque transferem conhecimento em todos os sentidos”, explica Govatto.


Periodicamente serão distribuídos para a imprensa sugestões de pauta sobre as pesquisas finalizadas e em andamento na USCS que serão abrigadas para consulta posterior no portal da instituição. A redação das notícias da Agência Experimental de Divulgação Científica está a cargo do jornalista e professor do curso de Jornalismo da USCS Arquimedes Pessoni.


O curso de Comunicação Social da USCS, criado em 1996, já formou mais de mil publicitários, jornalistas e profissionais de rádio e TV, garantindo, em média, 85% de empregabilidade aos seus alunos. O campus I da USCS (av. Goiás, 3.400 – São Caetano do Sul), onde está sediada a Agência Experimental de Divulgação Científica, abriga atualmente cerca de 3,8 mil estudantes, 203 professores, 104 funcionários administrativos num espaço acadêmico de 23.000 m2. O local oferece 70 salas de aula climatizadas, laboratórios, auditórios, biblioteca, mini-auditório, Agência Experimental de Publicidade (Ag!) e Jornalismo (AJO), ginásio poliesportivo, praça de alimentação, entre outros.


Mais informações à imprensa:

Agência USCS de Divulgação Científica

Texto: Arquimedes Pessoni – Mtb 18781

divulgacaocientifica@uscs.edu.br - tel. (11) 9820-5151


Apenas o destinatário desta notícia pode utilizá-la (texto e/ou ilustração) e com crédito para a Agência USCS de Divulgação Científica17/03/2009